Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

Teatro no Santa: sempre uma grande aventura!

21/11/2019 10:43

Com proposta inovadora, o Colégio Santa Catarina visa desenvolver "metodologias ativas" para que o aluno seja o centro, o protagonista de suas ações; e não poderia ser diferente com esta Arte milenar tão envolvente que é o Teatro. Nele os alunos-atores são levados a desenvolver o domínio do corpo, da voz e do coração (morada dos sentimentos), tendo sempre como guia a empatia. 
"Com um aluno autônomo, criamos a possibilidade de um profissional autônomo, de um ser humano mais autêntico e sensível. Essa é a proposta: compaixão. Colocar-se na pele do outro significa perceber suas alegrias e tristezas, suas virtudes e deficiências e, com isso, ter diálogo com as diferenças e respeito pelo outro", explica o Prof. Alexandre Ferreira .
 
Para 2019, quatro novos espetáculos já têm suas estreias marcadas. São eles:
 
Alice no País das Maravilhas, de Alexandre Ferreira.
 
Baseado no livro homônimo de Lewis Carroll, os alunos-atores do Fundamental II trabalham este texto de uma forma "mítica", ou seja, resgatando valores tão nobres para o ser humano - como o perdão - e a busca do autoconhecimento. Todo o cenário é composto pelo corpo dos alunos-atores, ou seja, uma floresta aparece e desaparece com num passe de mágica; animais míticos vêm auxiliar a querida Alice em sua trajetória de vida que, como toda adolescente, têm seus "altos e baixos", suas dúvidas na busca pelo conhecimento e evolução. Com um final surpreendente, Alice descobre o seu caminho, o seu "País das Maravilhas": a sua missão.
 
Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare.
 
Com encenação jovem e dinâmica, o espetáculo "Sonho de Uma Noite de Verão" - do grande dramaturgo William Shakespeare - é trabalhado pelos alunos-atores do Ensino Médio de uma forma simples e popular, desmistificando o "bardo" e tornando sua obra mais acessível ao público de hoje.
Este espetáculo é uma comédia que narra um antigo triângulo de amor grego, que se desmorona em circunstâncias divertidas numa floresta mágica, com a ajuda de algumas fadas, ninfas e seres mitológicos. Sem falar nas confusões criadas pelos atores que se apresentarão para o grande Teseu e sua rainha Hipólita... Ufa! E tudo não passou de um sonho. Será?
 
O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira.
 
Este grande sucesso do renomado autor brasileiro Pedro Bandeira será realizado pela turma A do Fundamental I. O espetáculo trata do desaparecimento de uma "suposta" princesa chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida e Rapunzel. Todas, com exceção de Chapeuzinho Vermelho, encontram-se grávidas e prestes a completar 25 anos de casadas com seus respectivos príncipes encantados. Mas, "como a vida não é tão simples assim", há também espaço para a rivalidade entre princesas, que demonstram se preocupar mais com suas próprias histórias em determinados momentos. Porém, as diferenças acabam quando todas têm o objetivo comum de resgatar a Princesa Feiurinha.  A união é o segredo!
 
O Mágico de OZ
 
Este romance infantil de alta fantasia (escrito por L. Frank Baum em 1900 e que teve sua grande versão para cinema em 1939), é realizado de uma forma encantadora pelos alunos-atores da turma B do Fundamental I que basearam seus estudos do texto na família, na união e no trabalho em equipe.
Quem não se lembra da querida Dorothy e seu cachorro Totó que são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas? Pois é, seguindo a estrada de pedras amarelas, eles partem para encontrar o Mago Oz e voltar para casa mas, no meio do caminho, encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. Pronto, está feita a confusão... Mas, não é só isso: ainda temos uma Bruxa e sua assistente, a Glinda, provações, caminhadas, travessuras.

Galeria de Fotos - Exibindo de 59

Carregar mais fotos