Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

Explorando o Mundo da Comunicação

11/10/2018 14:29

O Estudo do Meio faz parte das práticas pedagógicas do nosso colégio, pois compreendemos que se trata de um método de ensino interdisciplinar que objetiva proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, tornando o aprendizado mais significativo e colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Dessa forma, trazemos a teoria para a prática, motivando os jovens a transformarem positivamente a sociedade.

Neste ano, fomos com as 1ªs séries do Ensino Médio à Fundação Cásper Líbero e à Universidade Anhembi Morumbi.

Na Fundação Cásper Líbero, os guias da Fundação (estudantes da faculdade) dividiram o grupo em 3 subgrupos e cada um ficou com um monitor da Cásper e uma monitora da Eloin, empresa que organizou o estudo do meio e nos acompanhou.

Um grupo começou a visita conhecendo a faculdade. A turma foi ao primeiro teto verde da Av. Paulista, onde se deparou com um grupo de estudantes da faculdade fazendo um sarau. De lá, conheceu o Centro Acadêmico, a Atlética, os laboratórios de Redação e as salas de aula. Então, foram à Rádio Gazeta AM e conversaram com o operador de áudio, que respondeu a várias perguntas.

O grupo passou, a seguir, por um estúdio de TV da faculdade, utilizado apenas para aulas, e em seguida foi ao "Switcher" que é um tipo de ilha de edição. Lá dentro, uma jornalista que trabalhava na edição de um programa de TV ao vivo conversou bastante com os alunos, que viram a profissional com a “mão na massa”.

No caminho para o acervo, chamado de “trânsito”, a turma passou por um corredor cheio de equipamentos de filmagem antigos. Já no acervo, o funcionário autorizou o grupo a entrar e conversou com todos. Lá, viram aqueles rolos de filmes antigos e a máquina que o reproduzia.

Foram então para o andar onde ficam as produções dos programas de TV, um andar quase inteiro, dividido em baias, cada uma para um programa diferente. Pararam na baia do programa de esportes, onde conheceram a apresentadora Paula Vilhena, do programa “A noite convida”, que estava passando por lá.

Seguiram para o estúdio de TV, onde estava sendo produzido um programa ao vivo. O grupo teve a oportunidade de entrar no estúdio e assistir à gravação.

A seguir, foram ao jornal "A gazeta esportiva", que agora não é mais impresso, apenas digital. O editor do jornal conversou com eles e esclareceu dúvidas. Souberam, por exemplo, que há dois jornalistas que cuidam exclusivamente de cada um dos 4 grandes times de SP: dois jornalistas para o São Paulo, mais dois para o Palmeiras, outros dois para o Corinthians e dois para o Santos.

Foram então para o arquivo dos jornais impressos, onde puderam manusear jornais da década de 1940.

O grupo então se dirigiu à Universidade Anhembi Morumbi, onde foi conhecer o estúdio de TV, guiado por um funcionário da Universidade. Segundo ele, aquele é o maior estúdio de TV da América Latina. Várias produtoras alugam o espaço para gravarem comerciais, filmes, minisséries. A visita à Anhembi foi interessante porque os alunos puderam interagir mais com os equipamentos, manuseá-los, já que não estavam sendo usados.

Certamente, foi um dia de muitas descobertas e muita reflexão. Todos voltaram cheios de novas ideias, que serão aplicadas na Mostra Cultural, que é o encerramento do nosso projeto “Eu sou o repórter”.

 

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.

Rubem Alves

 

Galeria de Fotos - Exibindo de 43

Carregar mais fotos