Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

Estudo do Meio - 5º ano

15/08/2018 16:52

O Colégio Santa Catarina organizou um roteiro muito especial para aprofundar os conhecimentos sobre os caminhos históricos feitos há séculos pelos homens que desbravaram o interior. Essa é uma viagem pelo interior e pela história de São Paulo. O Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional. Seguem abaixo mais detalhes sobre os locais visitados.

Museu Republicano de Itu

O museu republicano de Itu é uma extensão do museu Paulista da USP. Possui material da época dos bandeirantes e também retrata parte dessa história e suas expedições ao interior do Brasil, utilizando o rio Tietê. É um ótimo lugar para se conhecer, quando se deseja chegar próximo ao século XIX, vendo artefatos antigos, fotografias, até mesmo azulejos, retratos em quadros a óleo, visita a cômodos de casas, de jardins do período e, contendo também, parte do que seria uma proa, embarcação feita entre os séculos XVIII E XIX.

Museu da Energia

O Museu da Energia de Itu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado em pleno centro histórico da cidade. Em suas salas, o visitante faz uma viagem no tempo, conhecendo a forma como o cotidiano das pessoas mudou junto com a chegada da energia, substituindo as antigas lamparinas que queimavam óleo, até a chegada dos eletrodomésticos, lançados em meados do século XX. Essa fantástica exposição abrange mais de 100 anos de história.

Igreja Matriz de Itu

A belíssima Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu, depois, sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos Azevedo e de Paula Souza.

Os acabamentos do interior seguem o Barroco e o Rococó. Existem, no interior do templo, obras valiosas de talhas e de pintura, de autoria de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior.

Salto - Memorial do Rio Tietê

O Memorial do Rio Tietê foi construído às margens desse mesmo rio, que encanta a população com as histórias de suas águas que percorrem mais de 1000 km de extensão, desde a sua nascente em Salesópolis até o seu estuário no Rio Paraná. O Rio Tietê também ficou famoso por ter sido protagonista da interessante história dos Bandeirantes que desbravaram o interior paulista. O Museu Memorial do Rio Tietê retrata justamente a história desse rio que foi protagonista no desenvolvimento econômico de São Paulo.
 

Galeria de Fotos - Exibindo de 134

Carregar mais fotos