Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

Encontro de Educadores 2019

27/05/2019 11:30

Professores, equipes administrativas, pastoral e irmãs dos colégios e creches da ACSC se reuniram em São Paulo, em maio, para o Encontro de Educadores. Realizado desde 2016, o evento é uma oportunidade para discutir metodologias, didáticas e práticas de ensino. 

Na abertura, vivemos um momento de espiritualidade, conduzido pela Pastoral Corporativa. Em seguida, Irmã Gasparina de Jesus Vidal, convidou os educadores a refletir sobre a passagem bíblica da transfiguração de Jesus, e “subir a montanha, compartilhar bagagens e abrir o coração para o novo”. Custódio Pereira, representante do Conselho de Administração da ACSC, parabenizou a iniciativa de reunir educadores para a construção de escolas cada vez mais alinhadas aos novos tempos.  

Paulo Aquino, diretor corporativo de Educação, destacou que as novas gerações trazem em si novas perguntas, novas inquietações, e sobretudo, um novo jeito de olhar para o mundo. “Seremos a escola que formos capazes de fazer juntos. Queremos educar com alegria em espaços que, junto com as letras e os números, oportunizam experiências de fraternidade, de acolhida, de escuta, e assim, de aprendizagens colaborativas e efetivas”. 

Dentre os projetos que já estão em andamento, destaca-se a revisão dos currículos conforme a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em todas as nossas escolas; a formação em rede para os gestores pedagógicos, em parceria com o Instituto Singularidades, que oportuniza aos nossos professores progressiva adesão a outras metodologias e didáticas; a realização de Simpósios locais e em Rede como forma de firmar o compromisso institucional de dividir conhecimentos para somar e fazer juntos; a gestão administrativa centralizada das escolas e a segunda minuta do Projeto Educativo Comum. 

Palestrantes engajam e encantam educadores 

A programação contou com palestra interativa sobre metodologias ativas com Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), com 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação, e uma das maiores especialistas no tema. “Precisamos entender que nossos alunos aprendem de formas diferentes e existem várias formas de ensinar. A virada de chave é encontrar um caminho do meio entre aulas expositivas e metodologias ativas, e discutir o percurso metodológico”, explicou. Após a conversa, os professores participaram de uma sessão de autógrafos do livro “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, um presente entregue a todos os educadores pela ACSC. 

Ilan Brenman dividiu com os educadores o poder das narrativas no processo de aprendizagem. Doutor pela faculdade de Educação da USP, bacharel em psicologia pela PUC de São Paulo, Ilan é considerado um dos maiores especialistas (teórico e prático) em Storytelling do país, além de ser um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil. Ele publicou mais de 70 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior: Alemanha, França, Itália, Polônia, Suécia, Dinamarca, Espanha, Portugal, México, Argentina, Coreia e China), circula pelo Brasil há quase 20 anos ministrando palestras nas áreas educativas e culturais. “Histórias alimentam a alma e o espírito. Como estamos abastecendo nossos alunos com narrativas?”, questionou o autor. 

Mostra de Boas Práticas 

Um dos momentos mais aguardados do Encontro de Educadores foi a Mostra de Boas Práticas. Da educação infantil ao ensino médio e profissionalizante, 18 práticas foram compartilhadas e discutidas em grupos focais, uma oportunidade de destacar as práticas em que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, priorizam o aprender fazendo, o trabalho em equipe, a contextualização com a realidade, e valorizam o saber prévio dos estudantes.

“Queremos iluminar as iniciativas e prestigiar o trabalho dos nossos professores. Cada vez mais essas práticas estarão presentes em nossas escolas, em um esforço para que o nosso aluno encontre significado, sentido e felicidade a partir do que aprende, tornando-se autor do próprio processo de aprendizagem e agindo com autonomia”, destaca Silvia Barbosa, gerente corporativa de Educação. 

Galeria de Fotos - Exibindo de 17

Carregar mais fotos