Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

As Irmãs de Santa Catarina

Regina Protmann nasceu na cidade de Braunsberg hoje Brniewo, (Polônia), em 1552, no seio de uma família rica e piedosa,onde recebeu boa educação intelectual, moral e religiosa. No tempo de sua juventude, demonstrou-se atraída às vaidades e às ambições materiais.

Encontrava prazer nos atrativos da moda e em seus próprios dons. Espirituosa, inteligente e esperta, gostava de sobressair-se e ser preferida entre suas companheiras. Porém, foi em sua juventude que Deus aproximou-se de seu coração.

Quem a conheceu conta que “o brilho da graça divina iluminou seu coração.” Esta experiência de Deus provocou nela uma grande mudança interior. Sentiu a presença de Deus em seu coração como uma sedução encantadora. Ela mesma assim o expressa em sua oração:

“Ó, Meu Senhor e Deus, fere meu coração pecador com a flecha ardente de teu grande amor, para que nenhuma criatura me distraia, mas somente Tu, Deus, nosso Senhor; dá-me tal amor que me torne inteiramente enamorada de tua divina Beleza...."

Com apenas 19 anos de idade, deixou o conforto da casa paterna e, com duas companheiras que tinham o mesmo ideal, foi morar numa casa pobre, quase em ruínas, para aí viver uma vida de oração e de amor ao próximo, na alegria de ter encontrado a razão de sua vida.

Inspirada por Deus, Regina foi construindo seu ideal: uma vida em Deus para dedicar-se aos outros. Todo o seu modo de viver expressava o interior de um coração marcado pela solidariedade aos seus semelhantes.

Dedicava-se aos pobres, aos doentes abandonados e às meninas sem escola. Expressava especial carinho às crianças e jovens educando-os no caminho da fé cristã alicerçada no Evangelho, sinalizando, pelo seu modo de ser, o caminho para o encontro com o sentido da vida. Regina e suas companheiras residiam ao lado da Igreja Paroquial dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Por isso Regina escolheu esta Santa como padroeira e protetora de sua obra. Assim foi o início da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, VM. Tudo começou porque uma jovem, cheia de coragem e amor, decidiu atender a sagrada intuição divina que, mansamente, chegou em seu coração e ela deixou-se enamorar pela causa da vida digna para todos que ela traduziu com seu lema de vida: Como Deus Quer.